segunda-feira, 30 de março de 2015

Conferência aprova metas para a educação nos próximos 10 anos


A Conferência Municipal de Educação que tem como tema “Sociedade Comprometida com a Educação”, discutirá nestes dois dias políticas públicas educacionais, a fim de garantir a reformulação do Plano Municipal de Educação, suas políticas, programas e ações, para os próximos dez anos. A conferência é um espaço de participação da sociedade e dos profissionais da educação interessados no avanço da educação municipal. Na abertura do evento, realizada ontem (25) no anfiteatro da Unemat, estiveram presente a vice-prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, a secretária municipal de Educação Gisele Faria de Oliveira e a presidente do Fórum de Educação Maria do Socorro Pereira Cruz, (professora Branca). O evento também foi prestigiado pelo secretário adjunto de Estado de Educação, o professor doutor Gilberto Fraga de Melo que ministrou a palestra “Políticas Públicas na Educação”.

Para secretária de Educação Gisele Faria de Oliveira, o Plano Municipal de Educação irá colaborar na qualidade da educação pública de Sinop. “O nosso município já possui o plano, e agora, está sendo reformulado e vai contemplar políticas educacionais desde a educação infantil até a universidade. Todas as leis e metas são direcionadas para que haja um planejamento no período de dez anos, dentro da sua realidade e perspectiva de demanda. Sinop mais uma vez sai na frente, pois já planejou e está antecipando a resolução da demanda reprimida, com a construção de mais sete creches e a abertura de novas turmas para o ensino fundamental. Ainda é necessário destacar que ao contrário de muitos municípios que terceirizaram o estudo, Sinop construiu o Plano de Educação de forma participativa e democrática e que deverá ser observado e cumprido independente das mudanças políticas”,

Hoje (26), no período matutino, a Conferência irá aprovar as metas e estratégias da Educação Infantil, Educação Especial e a Educação Integral. Já no período vespertino, a educação do ensino fundamental, médio, do campo e a de jovens e adultos, será discutida para aprovação das metas. De acordo com a presidente do Fórum, professora Branca, as metas e as estratégias do plano foram escritas por quem entende de educação. “Estamos há mais de um ano, pensando na qualidade da educação e na diferença que o plano irá promover nos próximos dez anos”, ressaltou.

Fonte: http://www.sinop.mt.gov.br/Noticias/4234/